Inventário Arquitetônico das Fachadas das Igrejas de Olinda
Olinda | PE.
2022.
O Inventário Arquitetônico das Fachadas das Igrejas de Olinda consiste em uma pesquisa que visa enquadrar um recorte do universo da Arquitetura Eclesiástica de Pernambuco, especificamente o traçado das fachadas de 21 igrejas católicas de Olinda, construídas até o início do século XX, com o objetivo de estudar, registrar, descrever e analisar suas características arquitetônicas, considerando as filiações estilísticas e compositivas, entre outros aspectos, com o intuito de complementar com o entendimento arquitetônico o conjunto de valores destes monumentos significativos no Sítio Histórico classificado pela UNESCO, em 1982, como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Trata-se de um projeto cultural aprovado no edital Funcultura Geral 2018/2019 (Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco), sob o nº 1801/2019, com termo de compromisso nº 272/2020, processo nº 0040300081.000448/2020-71.
Foi elaborado também um video em libras, que visa atender às exigências de acessibilidade estabelecidas no edital do Funcultura, explicando todo o trabalho.
Equipe técnica:
Pedro Valadares
arquiteto e urbanista
responsável técnico
Renata Lopes
arquiteta e urbanista
proponente | produção executiva
VouSer Acessibilidade (vídeo em libras):
Efraim Canuto - Tradutor e editor
Wellison de Paula - Consultor
Projeto de Restauro das Estruturas de Coberta da Arquitetura Religiosa de Pernambuco
Monumentos com tombamento federal em Olinda e Recife | PE.
2020.
Este projeto é uma continuidade da pesquisa intitulada Estruturas de Coberta da Arquitetura Religiosa de Pernambuco, enquadrado na forma de INVENTÁRIO e aprovado no Edital FUNCULTURA 2016-2017 (Projeto Cultural nº 1786/2017/ Termo de Compromisso nº 171/2017 - Processo nº0823/2018), contendo a análise dos principais tipos e lesões existentes nas estruturas de coberta de 25 monumentos religiosos do período colonial com tombamento federal (inscritos no Livro de Belas Artes) nos municípios de Olinda e Recife do Estado de Pernambuco.
Esta edição oferece as soluções de prevenção, conservação e manutenção, à guisa de PROJETO DE RESTAURO, para os principais danos encontrados nas estruturas de coberta dos referidos monumentos inventariados.
Equipe técnica:
Renata Lopes
arquiteta e urbanista
responsável técnica
Pedro Valadares
arquiteto e urbanista
responsável técnico
VouSer Acessibilidade (audiodescrição)
Inventário das Estruturas de Coberta da Arquitetura Religiosa de Pernambuco
Monumentos com tombamento federal em Olinda e Recife | PE.
2019.
A proposta deste trabalho visa enquadrar, na forma de INVENTÁRIO, um recorte do universo da pesquisa realizada em 2002/2003, que resultou na monografia de mesmo título deste projeto, de autoria da arquiteta Renata Lopes Pereira, apresentada na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE para as IGREJAS do período colonial com TOMBAMENTO FEDERAL, inscrita no LIVRO DE BELAS ARTES, no Estado de Pernambuco, nos municípios de Olinda, Recife, Jaboatão, Cabo e Ipojuca.
À época, o Trabalho de Graduação, desenvolvido sob a orientação do professor Doutor Geraldo Gomes da Silva, foi classificado como finalista no 15º Concurso “Ópera Prima” (2003), realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB e Revista Projeto Design. Foi ainda publicado como matéria no Caderno CIDADES do Jornal do Commercio de 30 de março de 2003; objeto de palestras em instituições de ensino superior e cursos de pós-graduação; e apresentado em congressos específicos na área de restauro.
A presente pesquisa visa um estudo completo das estruturas de coberta de 25 monumentos religiosos tombados pela esfera federal, nos municípios de Olinda e Recife, com intuito de conduzir à caracterização dos tipos encontrados na nave e na capela-mor, através de um minucioso levantamento arquitetônico desses elementos. Inclui ainda um estudo sistemático dos tipos de lesões e intervenções a que elas estão submetidas, com o propósito de identificar quais casos são mais frequentes e se esses problemas têm relação com o tipo da estrutura adotada ou ao vão que ela precisa vencer e, assim, sugerir diretrizes para intervenções futuras da forma correta: eficaz na conservação e fiel à preservação do elemento original.
Equipe técnica:
Renata Lopes
arquiteta e urbanista
responsável técnica
Pedro Valadares
arquiteto e urbanista
responsável técnico
VouSer Acessibilidade (audiodescrição)
Projeto de Restauro do Edifício Sede da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil - Seção Pernambuco
Recife | PE.
2019.
A Secretaria de Cultura de Pernambuco – SECULT-PE – e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco– FUNDARPE – por meio do Edital do Programa de Fomento à Produção Cultural Independente Geral – FUNCULTURA 2016/2017 selecionaram o Projeto de Restauro do EDIFÍCIO SEDE DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES DO BRASIL – SEÇÃO PERNAMBUCO, Projeto 1787/2017, CPC-7809/17- Linha de Ação PATRIMÔNIO – 7, Termo de Compromisso nº 172/2017 - Processo nº 0828/2018, desenvolvido pela Lopes & Valadares Arquitetura e Patrimônio LTDA.
O presente trabalho consiste, portanto, na elaboração de um PROJETO DE RESTAURO do supracitado edifício, imóvel localizado na Rua Gervásio Pires, Nº 5, Boa Vista. Recife/PE, contendo as etapas de Pesquisa Histórica, Prospecções Pictóricas, Levantamento Arquitetônico, Mapa de Danos e Projeto de Restauro, sendo as três últimas etapas restritas a fachadas e coberta. Consta ainda uma proposta para garantir a acessibilidade de usuários com mobilidade reduzida ao edifício, respeitando as exigências legais cabíveis.
Equipe técnica:
Pedro Valadares
arquiteto e urbanista
responsável técnico
Renata Lopes
arquiteta e urbanista
responsável técnica
Marina Russell
arquiteto e urbanista
prospecções pictóricas
Fernanda Gusmão
arquiteto e urbanista
pesquisa histórica